quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O apaixonado por F1 que odeia Ayrton Senna (Parte 3)

História

Mentira ou verdade? O Senna realmente ganhou uma corrida somente com uma marcha funcionando no carro?

- Isso foi em Interlagos, em 1991. Ele diz ter ganho somente com a 6ª marcha da McLaren. Só que o Piquet falou numa entrevista: não tinha como um carro só com a 6ª marcha fazer os tempos de volta que ele conseguiu. E quais GP´s o piloto teve que superar - e muito - as irregularidades do carro?

- Em muitas corridas, o piloto praticamente saiu da última colocação para chegar em primeiro, com a primeira vitória de Barrichello, na Alemanha em 2000, quando venceu a corrida debaixo de muita chuva e usando pneus de pista seca. Outras parecidas foram com Schumacher em Spa Francorchamps, em 1995, e Raikkonen, em Suzuka, em 2005. Essas corridas foram verdadeiras obras de arte.

2010

- Se Schumacher conseguir colocar o carro da Mercedes ao gosto dele aí não acredito nele, tenho certeza que vai se sair bem este ano.

Vai ou não conquistar seu oitavo título mundial?

- Este ano talvez não. Principalmente por conta do carro, que sai muito de frente. Ele não gosta de carros dianteiros, e sim traseiros. Acredito que do meio da temporada pra frente, aí vamos ter noção do quanto a Mercedes vai evoluir.



Destruído

- Vou em Interlagos todos os anos, desde 2004.

Você fica destruído: pega vento, chuva, sol de rachar, mas no outro ano você está lá novamente. É uma droga. Você vai e vicia. No kart já deu para eu ter uma noção do que é. E quando vou em São Paulo sempre sinto isso: os caras não querem largar de pilotar F1 nunca. Quem nunca viu, tem que ver, mesmo que não goste de corridas de carros. É que, simplesmente, não é todo dia que se vê carros como esses. É fantástico. Fitipaldi disse logo depois de parar de correr:

- Vencer no automobilismo é uma luta muito grande. Mas continuar vencendo é uma luta ainda maior.

E são poucos, como Guto, que são verdadeiras testemunhas oculares de cada bandeirada, de cada curva, de cada troca de marcha, de cada acelerada e de cada grito de vitória... por décadas. Em um lugar inóspito automobilisticamente falando, entre o Lago de Furnas e a Serra da Canastra, repousa um sujeito apaixonado pela velocidade - e sabe perfeitamente que pessoas vem e vão, mas a paixão verdadeira nunca vai deixar de existir.

Ele é o Camões da F1.

Nenhum comentário: